Teatro Chico Anysio

Comenda D. Hélder Câmara, Colar do Mérito e Medalha de Ética Paulo Maria de Aragão são entregues no Teatro Chico Anysio.

A SOCER – Sociedade Cearense de Cidadania, realizou na última segunda-feira, 28 de maio/2018, as 17h, uma bonita e concorrida festa no Teatro Chico Anysio, em Fortaleza. Na ocasião foram entregues a Comenda D. Hélder Câmara, o Colar do Mérito e a Medalha de Ética Paulo Maria de Aragão. Ainda na ocasião foi relançado o livro “RUA CARAPINIMA – Ecos e Ícones”. Autor: Paulo Maria de Aragão.

A comenda D. Hélder Câmara foi entregue ao Dr. Amauri Paula Pessoa, membro da Academia Brasileira de Farmácia, filantropo e estudioso das ciências farmacêuticas, além de exímio pianista.

O Colar do Mérito Institucional, criado para agraciar seus membros fundadores e beneméritos, foi conferido, in memoriam, ao Dr. Paulo Maria de Aragão e recebido por sua filha única, Dra. Carolina Martins de Aragão.

Os agraciados com a Medalha de Ética Paulo Maria de Aragão foram:

 1 – Desembargadora Dra. Gizela Nunes da Costa

Magistrada e professora universitária. Pertence à Academia Fortalezense de Letras, (inclusive já tendo sido presidente desta entidade); Academia Sobralense de Estudos e Letras, Associação Brasileira de Bibliófilos; Sociedade Cearense de Geografia e História e Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil.

 2 – Dr. Francisco Jacinês Luz

Professor universitário e Procurador do Município.

3 – Professor Francisco Soares

Educador, escritor, fundador e diretor do Teatro Chico Anysio e ex-proprietário do Colégio Agapito dos Santos.

4 – Dr. Gustavo Régis Vasques

Médico dermatologista, membro do NEHSC/Fortaleza, vinculado ao Programa de Pós-graduação da PUC/SP.

5 – Leonardo Ramos de Miranda Henriques

Administrador de Empresas, diretor Financeiro do IFOTO (Instituto de Fotografia). Fotógrafo, Documentarista, Fotojornalista, premiado pela Academia Cearense de Imprensa.

6 – Prof. Manuel Aguiar de Arruda

Ex-vereador de Fortaleza, ex-deputado Estadual e Federal. Dedicou a sua vida à educação, sendo proprietário de uma Rede de Escolas como O Colégio Objetivo, o Colégio Padre Jordan e o Colégio Paulo Sarasate.

7 – General Manoel Teophilo Gaspar de Oliveira

O General, pertencente a quinta geração de uma linhagem de Generais, descendentes do I império do Brasil.

8 – Dra. Neide Galhardi

Advogada e empresária.

9 – Comendador Nonato Soares de Castro.

Odontólogo, membro da Academia Cearense de Odontologia, Presidente do Conselho Consultivo da Sociedade Cearense de Cidadania, Professor e Coronel da PM.

10 – Dr. Raimundo Marcílio de Amorim

O agraciado é administrador de Empresas e Contador. Superintendente da Receita Federal do Ministério da Fazenda e também foi da Cia Docas do Ceará.

11 – Literato Reginaldo Vasconcelos

Advogado, escritor e jornalista. Reginaldo é Presidente da Academia Cearense de Letras e Jornalismo.

12 – Radialista Tom Barros – Antônio de Paula Barros

Radialista, jornalista, apresentador de televisão, narrador esportivo, advogado, além de cantor e Aviador!

HOMENAGEM AO TEATRO CHICO ANYSIO

O Professor Chico Soares, diretor do Teatro Chico Anysio, ainda recebeu uma placa em homenagem e agradecimento do CONSELHO DIRETOR DA SOCIEDADE CEARENSE DE CIDADANIA (SOCER) composto pelas Profas. Dras.   Luciara de Aragão, Vilma Maria Barreto Paiva e Dr. Rildson Martins. A placa será fixada no mural do Teatro.

AS FALAS

A Professora Dra. Luciara Silveira de Aragão e Frota, Presidente do Conselho Diretor da SOCER, foi a 1ª a falar, dando boas vindas a todos. O Dr. Rildson Magalhães Martins, membro do Conselho Diretor, saudou os homenageados. O Dr. George Fontenele falou, transmitindo como representante do NEhSC da PUC/SP, em Fortaleza, as congratulações da Profa. Dra. Yvone Dias Avelino, do Programa de Pós-Graduação da citada Instituição, à Sociedade Cearense de Cidadania (SOCER). Finalizando, o Comendador Dr. Nonato Soares falou em nome dos homenageados.

O mestre de cerimônia do evento foi o Jader Soares.

SOBRE A SOCER

A Sociedade Cearense de Cidadania foi fundada no dia 22 de abril de 1999, constituindo-se num organismo civil sem fins lucrativos.

O PATRONO

A SOCER elegeu como patrono o nome do cearense D. Hélder Câmara, então arcebispo emérito de Olinda e Recife, que em carta pessoal agradeceu esta escolha.

A COMENDA

A Comenda D. Hélder Câmara, foi entregue pela 1ª vez a D. Paulo Evaristo Arns, Cardeal Emérito de São Paulo e Grão-Chanceler da PUC-SP.

Esta escolha se liga também aos laços afetivos que ligam alguns do que fazem a SOCER àquela tradicional instituição de ensino.

Recebeu também tão ilustre honraria o ex-deputado cearense eleito pelo Paraná, Alencar Furtado, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados com a presença de diversas autoridades nacionais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *