Pois é! Neste 2021 o Teatro Chico Anysio está completando 30 anos. REPITO: 30 anos. Né brinquedo não, manter um espaço cultural em Fortaleza durante 3 décadas. É preciso muita coragem, teimosia e determinação.
Mas, vamos nós, que o momento é de alegria e ‘fé no que virá’, em busca do RISO que precisamos botar na cara de cada um que por aqui passar.
Você está acessando, através do sitio do Teatro Chico Anysio a Exposição HUMOR DO CEARÁ, de modo virtual, devido a Pandemia do CORONA VÍRUS, a COVID-19.
Aqui vamos contar um pouco da História do Humor Cearense desde Paula Ney, o primeiro humorista brasileiro, até os dias atuais. Tudo feito com um carinho especial para você visitar, rir e se emocionar. Porém, como já está claro, a visita é virtual. Quando esta onda passar, passe lá, para vê-la presencialmente.
A Exposição envolve o Teatro Chico Anysio e o Museu do Humor Cearense, e acontece em ambos, que ficam no mesmo endereço, na Av. da Universidade, no Bairro do Benfica.
Quem apoia este evento é a SECULTFOR – Secretaria da Cultura de Fortaleza, através do VIII Edital das Artes.
Senhoras e senhores, com vocês a Exposição Virtual: O HUMOR DO CEARÁ.
Começamos mostrando nossa cara. Esta é a fachada do Teatro Chico Anysio/Museu do Humor Cearense, numa casa residencial dos anos 1960.
Agora, mostrando o corpo todo: dos pés à cabeça:
Este camarada aqui é Francisco de Paula Nei, simplesmente o Primeiro Humorista Brasileiro. Tese defendida em livro por Jader Soares, que tem concordância de Chico Anysio. Chico escreveu a apresentação do Livro “Paula Nei, o Primeiro Humorista Brasileiro”.
Esta caricatura é do artista gráfico paraibano Zhélio Ferreira.
O Museu do Humor Cearense oferece desde 2014, data de sua inauguração, uma Visita Guiada, através do Projeto MINHA ESCOLA NO MUSEU: