Teatro Chico Anysio

Enrique Patrícius comemora 50 anos de arte com espetáculo de Dostoiévski no Teatro Chico Anysio

                             

O ator cearense Enrique Patrícius(67), agora é cinquentão na arte de atuar em teatro, cinema e televisão. Para comemorar, ele traz ao palco do Teatro Chico Anysio, o espetáculo Memórias do Subsolo, do autor russo Dostoiévski. A direção é de Francinice Campos. Dias 8, 9, 15 e 16 de setembro de 2022. 20h. Ingressos: Inteira: 30 reais – Meia: 15 Reais.

A obra de Dostoiévski condensa um dos momentos mais importantes da literatura ocidental do Século XX.

O texto de Dostoiévski nos entrega uma personagem em crise existencial que dispara seu rancor contra tudo e contra todos; nos entrega uma perspectiva do quão profundo é o seu vazio existencial. “A personagem Subterrânea se divide entre o Divino e o Demoníaco, é autônomo, denso. O homem subterrâneo, com sua negativa se afirma e se nega a si mesmo sucessivamente. Sua narrativa vai da galhofa à tragédia, destila amargura e escárnio contra tudo e contra todos. O Monólogo “O Homem do Subsolo” proporciona ao espectador momentos de reflexão. A Obra de Dostoiévski é atemporal e universal, retrata bem a complexa situação brasileira no aspecto político-econômico-social; “fome, negacionismo, feminicídio, perseguição às minorias fortalecendo preconceitos raciais e sociais, etc.”; nossa situação não difere muito de uma Rússia Czarista patriarcal do Século XlX.

DA DIREÇÃO:

Francinice Campos tem formação em Direção de Artes Cênicas pelo Colégio de Direção do Instituto Dragão do Mar, cursos de extensão em teatro na Itália e Espanha e na Escola Internacional de Teatro da América Latina e do Caribe (EITALC). Foi diretora de várias montagens, dentre elas, podemos citar: Troiana-2018:  Dom–Heróis Guerreiros – 2018; A menina dos cabelos de Capim-2016; A Casa-2004; Os Sertões-2002 e Queremos “Ome” – 1998.

A Diretora Francinice Campos dirige o Monólogo “Memórias do Subsolo” de Dostoievski, utilizando de sua linha de concepção surrealista, permitindo a fantasia, o brado do XEQUE-MATE, a criação de momentos onde o delírio e a realidade se chocam. Contando na ponta dos dedos crispados, doentes, secos, os temores, as dores, a solidão do passado e o gelo do presente entre névoa de luzes permitindo ao ator/espectador viver, sentir cada olhar, repulsa, sentir a fragilidade humana na mais inquietante solidão.

DO ATOR:

Homem do Subsolo é vivido pelo ator Enrique Patrícius que também assina a adaptação do romance de Fiódor Dostoiévski para o teatro. O ator Enrique Patrícius milita nas áreas de Teatro, Cinema e TV. Em teatro atuou em mais de 20 produções, dentre elas:  A Farsa do Panelada, direção de João Falcão; Um Longo Terço, de Enrique Patrícius e direção de João Falcão; Vamos? De Mario Vianna, direção de João Falcão e Pedro e o Capitão, de Mario Benedetti com direção de Ana Maria Taborda. Enrique Patrícius participou do primeiro elenco do Musical Ceará Show, e esteve em cartaz por mais de 3 anos vivendo a personagem Sr. Dito, com direção de Silvio Guindane. Em cinema, podemos citar algumas das participações do ator: “Se Arrependimento Matasse” de Lilia Moema Santana; “A Lenda do Gato Preto” de Clébio Viriato; “O Quinze” de Jurandir Oliveira; “Corisco e Dadá” de Rosemberg Cariry; “Gabriela” de Bruno Barreto e vários filmes de curta metragem.  Em TV trabalhou por 3 anos na TV Educativa do RJ, participou de alguns seriados e produções da Série “Caso Verdade” Rede Globo.

PRÊMIOS:

Em 2002: “Destaque do Ano” na categoria: Ator (por Pedro e o Capitão). Em 2015 recebeu 02 prêmios: Carlos Câmara e o Prêmio Profissionais do Ano-SATED-Ce na categoria de Ator (por “Um Longo Terço”). Em 2017, prêmio Carlos Câmara na categoria de Ator Coadjuvante (por “Musical Ceará Show). Este ano de 2022, o ator, diretor e produtor Enrique Patrícius está completando 50 anos no exercício da profissão.

FICHA TÉCNICA:

“Memórias do Subsolo”

Autor: Fiódor Dostoiévski

Adaptação livre para teatro: Enrique Patrícius

Direção: Francinice Campos

Ator: Enrique Patrícius

Concepção de Figurino e Ambiência Cênica: Francinice Campos

Produção/Luz/Som: Bruno Pessoa

Confecção do Figurino: Silvinho Gurgel

Coord. De Produção: Enrique patrícius

LOCAL: Teatro CHICO ANYSIO – Av. da Universidade, 2175 – Benfica

Apresentações nos dias: 8, 9, 15 e16 de setembro

Horário: 20h

Classificação: 12 anos

Ingressos: Bilheria do Teatro

Preço do ingresso: R$ 30,00 (inteira) e R$15,00 (meia)

INFORMAÇÕES: (85) 98691 9891- Whatssap – Enrique Patrícius

Teatro Chico Anysio – 85 3252 3741 – 999 91 0460

COMPRANDO UM INGRESSO PARA O ESPETÁCULO, VOCÊ GANHA 0800 UMA VISITA AO MUSEU DO HUMOR CEARENSE, ANTES OU DEPOIS DA APRESENTAÇÃO. O MUSEU FICA NO MESMO ENDEREÇO DO TCA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *